sustentabilidade

Mestranda da UFN cria aplicativo para coleta de materiais recicláveis

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Uma mestranda da Universidade Franciscana (UFN) desenvolveu um aplicativo que facilitará a seleção de resíduos domésticos recicláveis. Em parceria com a Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis (Asmar), o Recicla RS vai disponibilizar o agendamento para coleta dos materiais e possibilitará que as pessoas acompanhem, por GPS, o caminhão até chegar em suas residências.

Neste ano, a dentista Nathália Adames, 35 anos, desenvolveu o projeto como produto do mestrado profissional em Saúde Materno Infantil da UFN.

Com autorização de plantões pedagógicos, eventos sociais podem ser liberados

Ela explica que já tinha intenção em trabalhar com ações de cunho social e, quando conheceu as necessidades das mães recicladoras da Asmar, resolveu desenvolver a ideia do software. A ideia beneficia todos os interessados na reciclagem, pois facilita o processo de separação e seleção dos resíduos.

- Eu gosto de ver a transformação acontecendo. Depois que conheci a Asmar e entendi as necessidades de quem faz parte da associação, percebi que poderia oferecer um produto que aumentasse a qualidade e quantidade de material para reciclagem. É muito importante que nossa comunidade abrace essa causa - diz Nathália.

Cemitérios abrirão com restrições entre sábado e segunda em Santa Maria

O app poderá ser instalado em dispositivos Android e IOS e, também, poderá ser acessado nos navegadores de internet em computadores e celulares. Nele, o usuário vai poder informar os materiais que serão doados, com direito a feedback da Asmar sobre o reaproveitamento das suas doações.

Além disso, o programa vai oferecer conteúdo informativo sobre a importância de incluir na rotina diária, e como separar resíduos domésticos.

A coordenadora da Asmar, Margareth Vidal, diz que a iniciativa valoriza a entidade.

- Já atendemos de forma online, mas o aplicativo é mais completo, dá mais possibilidades, então é uma alternativa a mais para agilizar nosso trabalho de reciclagem - diz.

Com obras paradas desde o início da pandemia, revitalização do Calçadão fica para 2021

O aplicativo já está disponível para ser baixado, mas a divulgação oficial do produto, que é destinado ao público de Santa Maria, está agendada para o dia 6 de novembro, às 10h30min, no canal do Youtube do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil - UFN.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Sindicato Rural está há 58 anos ao lado do trabalhador do campo em Santa Maria

Morre o médico santa-mariense Inácio Isaia Próximo

Morre o médico santa-mariense Inácio Isaia

Geral